Tudo o que você precisa saber sobre Manutenção Preventiva para Sistemas de Refrigeração

Se você é responsável por verificar todas as instalações e ativos da empresa, deve saber que a manutenção preventiva em sistemas de refrigeração é uma necessidade diária.

Diferente da manutenção corretiva, um programa de prevenção, como o próprio nome diz, pode prevenir gastos desnecessários. Bem como evitar danos irreparáveis dos equipamentos.

Você já ouviu falar em checklist de manutenção preventiva em sistemas de refrigeração? Trata-se de um procedimento que coleta todas as informações possíveis sobre a utilidade dos equipamentos da empresa.

Este é um modelo que tem acompanhado a maioria dos gerentes de manutenção industrial, devido à eficácia em prevenir danos, riscos, identificar irregularidades, estabelecer prioridades, diminuir custos, oferecer soluções inteligentes, econômicas e bem planejadas.

Além disso, um bom plano de manutenção preventiva acompanhado de um checklist eficiente, pode ser aplicado em todos os setores industriais. Desde equipamentos de refrigeração, até elétricos, sistemas de segurança e entre outros. Sem contar que a produtividade de seus colaboradores pode melhorar consideravelmente. Isso porque eles contarão com um documento e estratégia do que precisam fazer.

Agora que você sabe da eficiência da manutenção preventiva, chegou a hora de conhecer algumas dicas fundamentais para um bom planejamento. Afinal, prevenir faz parte da rotina de inúmeras empresas, pois só assim conseguem entregar um trabalho de excelência!

3 Dicas essenciais para um bom plano de manutenção

Além de prevenir gastos desnecessários, a manutenção preventiva em sistemas de refrigeração também tem como objetivo garantir mais eficiência do trabalho e/ou produto, prever danos futuros e claro, aumentar a durabilidade dos equipamentos.

Por isso, para te ajudar a criar um padrão de trabalho visando a identificação de irregularidades e evitar manutenções de última hora, listamos três dicas fundamentais.

1 – Estabeleça o intervalo de manutenção de maneira estratégica

Pode parecer clichê, mas agir de maneira estratégica pode fazer toda a diferença no seu plano de manutenção preventiva.

Determine um cronograma com intervalos de tempo entre as visitas técnicas para ter em mãos todos os dados dos equipamentos. Para isso, documente todas as considerações da sua equipe sobre os problemas de um determinado aparelho; feito isso, agrupe os ativos que possuem intervalos de reparo parecidos; e por fim, considere pontos de manutenção para cada grupo que separou.

2 – Tenha em mãos todos os dados de manutenção

Como visto anteriormente, elaborar um plano de manutenção preventiva para os sistemas de refrigeração de maneira estratégica ajuda a esclarecer e lembrar de todas as etapas que os ativos precisam passar.

Dito isso, com todo o histórico de manutenções realizadas em mãos, fica mais fácil identificar quais são os principais problemas, em quanto tempo se apresentam, se os reparos foram positivos etc.

Reunir a equipe de produção também é uma ótima alternativa para agrupar esses dados, visto que eles têm contato direto com os equipamentos e entendem as dificuldades, bem como utilidades. Portanto, a interação dos setores de manutenção e produção é de extrema importância para a empresa.

3 – Revise o planejamento de manutenção constantemente

Assim como todos os processos passam por adaptações ao longo do tempo, com o plano de manutenção não é diferente. É imprescindível revisá-lo constantemente, pois é por meio dele que seu setor conseguirá alcançar bons resultados.

A cada manutenção será possível encontrar pontos a serem aperfeiçoados ou modificados. Desta forma, existem alguns pontos que podem ser observados: considere o histórico de manutenção; produtividade e satisfação dos colaboradores; tempo e custo das peças; e por fim, o estado dos equipamentos.

Todas as atualizações em um plano de manutenção te ajudarão a ter mais eficiência. Contudo, para complementar este trabalho, contar com um checklist de manutenção preventiva faz toda a diferença. E se você não sabe por onde começar, confira o tópico a seguir.

Como fazer um Checklist de Manutenção Preventiva para Sistemas de Refrigeração?

Por meio de um plano de manutenção bem estabelecido, o próximo passo é criar um checklist para coletar e não deixar faltar nenhuma informação sobre a vida útil dos equipamentos do sistema de refrigeração.

Isto é, um formulário com tudo o que deve ser verificado sobre o estado de cada equipamento. Este deverá ser preenchido pelos colaboradores da sua equipe.

E para facilitar dia a dia de toda sua equipe, elaboramos um Checklist EXCLUSIVO e GRATUITO, com todos os tópicos necessários para uma eficiente manutenção preventiva em sistemas de refrigeração.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe e nos acompanhe nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

BLOG REFRIMEC

Confira nossas dicas e fique por dentro de nossas novidades.

Tudo o que você precisa saber sobre Manutenção Preventiva para Sistemas de Refrigeração

Se você é responsável por verificar todas as instalações e ativos da empresa, deve saber que a manutenção preventiva em […]

LEIA MAIS

Case de Sucesso Refrimec: Parque Tecnológico de Sorocaba

O sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão vêm se tornando essencial nos projetos de edifícios, pois trazem comodidade, bem-estar […]

LEIA MAIS

Porque você deve fazer a manutenção preventiva com uma empresa especialista em PMOC

Fazer a manutenção preventiva do aparelho de refrigeração é importante para você que se preocupa com a qualidade do ar […]

LEIA MAIS

Manutenção Industrial: principais KPI’s para acompanhar

Se você é responsável por gerenciar um setor, deve saber que existem indicadores de manutenção industrial que são indispensáveis para […]

LEIA MAIS

Fale Conosco

Ficou com alguma dúvida?
Então entre em contato conosco preenchendo o formulário ao ladoabaixo.

Se preferir, entre em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp.






    SERVIÇO AUTORIZADO