As coifas são de suma importância em ambientes alimentícios. Nesses ambientes, existe a responsabilidade com a gestão e manuseio de alimentos, por isso a higienização e ausência de sujeiras desses lugares fazem parte do processo.
A coifa é um equipamento que tem como função principal a filtragem do ar e da fumaça que estão presentes em ambientes, como: cozinhas de restaurantes, cozinhas de fast-food, cozinhas indústriais, entre outras.
Dessa forma, ela faz a eliminação de odores e da gordura que ficam no local, auxiliando também na preservação dos outros equipamentos do espaço.
QUAL O PERÍODO PARA CADA MANUTENÇÃO
A necessidade de ter uma coifa e fazer sua manuntenção é tão imprescindível, que toda empresa que trabalha com refeições é obrigada, por lei, a possuir um sistema de exaustor, coifas e dutos em suas instalações, além de fazer a sua manutenção.
O período de manuntenção da coifa depende do volume de uso da mesma. Aqui vai uma lista de valores de periodicidade para fazer a limpeza dos dutos e coifas:
- Restaurante fast food: em média 30 dias
- Restaurantes que servem refeições, mas sem frequência de fritura: de três em três meses
Essa relação é de maneira geral.
Aqui estão pautadas nas regras presentes na ABNT NBR 14518, esses são os períodos para limpeza e manuntenção:
- Cozinhas industriais – A cada 4 meses
- Cozinhas residenciais – A cada 6 meses
- Cozinhas em geral – A cada 4 meses
QUAIS OS PERIGOS QUE UMA COIFA SUJA PODE TRAZER
Além de filtrar o ar e a fumaça do ambiente, eliminação de odores e gordura, a coifa também é responsável pela segurança e saúde de quem está presente no ambiente. Realizar a manutenção e limpeza correta da coifa industrial, é essencial.
Alguns perigos que estão relacionados a não limpeza da coifa e dutos:
- Incêndios: com o acúmulo de gordura nas superfícies e no restante do ambiente, durante o uso do fogo, alguma faísca pode entrar em contato com a gordura e gerar um incêndio.
- Poluição do meio ambiente: a filtragem do ar é feita pela coifa e os dutos, após esse processo o ar limpo é liberado na natureza, caso não esteja limpo os filtros sujos liberam impurezas no meio ambiente causando poluição.
- Riscos à saúde, como: ácaros, fungos, bactérias, resíduos de insetos mortos, fibras de vidro, entre outros.
A NECESSIDADE DE FAZER A MANUTENÇÃO DA COIFA
Além de ser importante para limpeza e filtragem do ambiente, a coifa e os dutos também estão relacionados a proteção dos profissionais. Fazer sua higienização correta e com periodicidade fica sob responsabilidade das empresas.
Para execer a sua manuntenção contrate quem entende do assunto, estamos há mais de 30 anos cuidando e entregando soluções em REFRIGERAÇÃO.
Conte com o nosso serviço de limpeza de coifas industriais.
Fale agora com um de nossos especialistas através da nossa página de contato ou no whatsapp.
Gostou desse conteúdo? Siga a Refrimec no Facebook, Instagram ou Linkedin.
Veja Também
Tudo o que você precisa saber sobre o processo de elaboração de projeto de refrigeração com a Refrimec
Contratar a Refrimec para elaborar o projeto de refrigeração da sua empresa garante que todas as etapas sejam realizadas com […]
Indústria cervejeira: quais são os principais erros cometidos na refrigeração e como evitá-los?
A refrigeração é um componente crítico para a indústria cervejeira na hora da produção, impactando diretamente na qualidade final do […]
Sistema de refrigeração: principais sinais de falhas no sistema
Um sistema de refrigeração eficiente é fundamental para manter a integridade dos processos industriais e comerciais que dependem de temperaturas […]