
Certamente, uma das maiores preocupações da área de manutenção em uma empresa é garantir a saúde e segurança de seus funcionários, frente aos equipamentos utilizados na rotina.
A realização da manutenção preventiva em ativos de climatização (PMOC) é de extrema importância para garantir que esse cuidado seja tomado.
Mas como checar os pontos essenciais com maior eficiência?
Simples: realizando um checklist de manutenção preventiva!
O que é um checklist de manutenção preventiva?
Empresas responsáveis possuem um planejamento para prevenir que acidentes possam acontecer, devido à falhas em seus equipamentos.
Lembra do ditado popular?
Pois é, identificar com antecedência os ativos que precisam receber alguma atenção evita que se tenha dores de cabeça com orçamentos indesejados, maior vida útil dos ativos e estar de acordo com as exigências legais.
O check list de manutenção preventiva é uma ferramenta auxiliar nesse processo. Nele consta uma lista com dados importantes dos equipamentos, para guiar a inspeção ou visita técnica. Geralmente marca-se como “conforme” ou “não conforme” para os itens listados.
Qual a importância?
O checklist de manutenção preventiva é importante por 3 motivos:
1- Garantir a eficiência da verificação dos equipamentos
2- Padronização do trabalho
3- Organização
Ele assegura que, durante o trabalho, nenhum ponto de atenção seja esquecido, evitando manutenções desnecessárias ou não planejadas no futuro.
Como fazer um check list de manutenção preventiva eficiente?
O documento de checklist é composto, geralmente, por um cabeçalho, as questões que devem ser verificadas se estão em conformidade, sistema de pontuação, fotos e campo para assinatura.
Confira agora 5 dicas para realizar um checklist de manutenção preventiva eficiente:
1 – Liste os equipamentos
Comece identificando quais serão os equipamentos que vão passar pela manutenção preventiva e suas principais informações, como modelo, número de série, última manutenção realizada, etc.
2- Defina os KPIs que serão analisados
KPIs de manutenção industrial nada mais são do que as métricas (ou indicadores) que indicarão a performance do trabalho, como o ativo está funcionando e como a empresa está sendo impactada.
3- Reveja históricos
É importante buscar por dados anteriores, pois assim é possível identificar padrões de defeitos, intervalo entre as falhas e qual o efeito causado pelas manutenções passadas.
4- Seja estratégico
Um checklist de manutenção preventiva estratégico garante maior assertividade ao técnico.
Para que isso seja possível, documente todas as informações observadas e se baseie em dados e nos indicadores levantados.
5- Revise o plano de manutenção
O checklist de manutenção preventiva está diretamente relacionado ao planejamento, por isso é preciso revisar o plano de manutenção, para que o check list esteja alinhado a ele.
O que olhar no plano?
- Histórico de manutenção
- Produtividade de funcionários
- Quais ativos, tempo e custos foram identificados
- O estado dos equipamentos selecionados
Baixe o modelo de checklist da Refrimec
Para facilitar a rotina de quem realiza manutenções preventivas em equipamentos de refrigeração, estamos disponibilizando um modelo de Checklist para Manutenção Preventiva.
Com ele, será possível prevenir danos, identificar riscos e irregularidades, estabelecer prioridades e diminuir custos inesperados.
Gostou deste conteúdo?
Acompanhe nosso facebook e instagram para ficar sempre por dentro das novidades no blog da Refrimec.
Até a próxima.
Veja Também
PMOC: Refrigeração industrial
O Plano de Manutenção, Operação e Controle, também conhecido como PMOC é um documento que as empresas de refrigeração industrial […]

O que é PMOC, para que serve e como é feito?
Ambientes que possuem sistema de climatização, sejam eles edifícios, galpões ou indústrias, precisam estar de acordo com a Lei 13.589, […]

Ventilador ou ar condicionado? Saiba o que é mais eficiente para você!
Com o calor chegando, uma dúvida muito comum nesta época do ano é: investir em um ventilador ou ar condicionado, […]