O que é PMOC e a importância do documento

Você já ouviu falar no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)? Ele é um documento importante, que visa garantir a segurança e saúde em ambientes climatizados.

Neste artigo iremos explicar detalhadamente o que é o PMOC, qual sua importância e como fazer o plano, para que sua empresa esteja regularizada.

O que é o PMOC

Se é dono ou responsável pelos aparelhos de climatização de uma empresa, com capacidade acima de 60.000 BTU/H, uma série de cuidados precisa  ser tomada, a fim de garantir a saúde e bem estar de seus funcionários.

O PMOC é um documento que os locais de trabalho precisam implementar e disponibilizar no imóvel, de acordo com a PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998, instituída pelo Ministério da Saúde.

Nele, constam informações, como:

  • identificação do estabelecimento;
  • descrição e periodicidade das atividades a serem desenvolvidas;
  • recomendações que devem ser adotadas em caso de falha do equipamento e de alguma situação de emergência.

As medidas adotadas no PMOC devem estar em conformidade com a lei de Segurança e Medicina do Trabalho e não podem gerar riscos tanto para as pessoas que trabalham diretamente com a operação dos equipamentos, quanto para os demais funcionários do local.

Qual a importância do PMOC

O PMOC é uma ferramenta importante para se regularizar as medidas de manutenção, limpeza e uso dos aparelhos, de forma que não provoque danos à saúde e nem acidentes de trabalho.

A lei que rege o documento foi criada devido a uma preocupação mundial com as condições de ar oferecidas aos funcionários em empresas com ambientes climatizados.

Isso porque o ar condicionado pode transportar e promover o acúmulo de fungos, vírus, bactérias e ácaros, causadores de doenças respiratórias. Além disso, a má circulação de ar e a sua poluição também podem interferir na produtividade do trabalhador.

As empresas que não entrarem em conformidade com a legislação podem responder por infração sanitária e, consequentemente, arcar com as penalidades previstas na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, com multas que podem chegar a R$1.500.000,00 (um milhão e meio de reais), além de perder a autorização de funcionamento.

Além disso, realizar a manutenção preventiva acarreta em vários benefícios, como:

  • Maior eficiência dos equipamentos;
  • Menos gastos com manutenções inesperadas, não planejadas ou desnecessárias;
  • Aumento de vida útil dos ativos;
  • Redução de custos para a empresa;
  • Já falamos, mas vale reforçar: melhoria na qualidade do ar no ambiente.

Como fazer o PMOC

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância do Planejamento de Manutenção, Operação e Controle, deve estar curioso para aprender como fazer o PMOC corretamente na sua empresa, certo?

Primeiramente, como o principal objetivo do documento é a preocupação com a saúde de quem frequenta e trabalha os locais climatizados, o profissional técnico responsável deve levantar quais os riscos que precisam ser prevenidos. Essas ameaças podem ser químicas e/ou mecânicas.

A partir da identificação realizada na etapa anterior, são definidas quais as estratégias de contenção para cada situação, conforme abaixo:

Etapa química

Deve-se analisar a qualidade do ar ambiente em quatro estágios:

  • Visita;
  • Coleta de amostras;
  • Análise em laboratório;
  • Resultado da verificação.

Esta investigação permite que as variáveis se enquadrem nos padrões de exigência para um ambiente saudável, definidos pela Anvisa.

Etapa mecânica

Após identificar quais as áreas climatizadas, cargas térmicas instaladas e número de ocupantes, são definidas as manutenções que devem ser feitas, assim como sua periodicidade. Nesta fase, também são elencados:

  • Cadastro detalhado dos equipamentos;
  • Análise individual;
  • Planejamento e aplicação do PMOC;
  • Acompanhamento da execução das atividades planejadas e seus resultados.

É importante contar com uma empresa especializada PMOC para auxiliar na implementação do documento assim como na realização das manutenções preventivas do seu ambiente climatizado, para garantir que nenhuma das exigências legais seja deixada de lado e evitar dores de cabeça desnecessárias.

Entenda também como checar os pontos essenciais da manutenção preventiva com maior eficiência, eliminando risco, em nosso conteúdo 5 dicas para um checklist de manutenção preventiva eficiente + modelo.

Gostou deste conteúdo? Para receber mais informações sobre soluções em refrigeração, siga nossa página no facebook e instagram.

Você também pode entrar em contato conosco, para tirar suas dúvidas e solicitar um orçamento. Ficaremos felizes em te atender!

Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)

BLOG REFRIMEC

Confira nossas dicas e fique por dentro de nossas novidades.

Instalação e manutenção de ar-condicionado a importância de realizá-las com profissionais

O ar-condicionado é um equipamento que quando bem instalado e feita sua manutenção de maneira regular traz muita comodidade para […]

LEIA MAIS

Como funciona o sistema de refrigeração industrial?

Buscar um bom sistema de refrigeração industrial deve ser algo muito bem pensado e planejado, já que é necessário um […]

LEIA MAIS

Tudo o que você precisa saber sobre ar-condicionado industrial

Contar com ar-condicionado nos ambientes é mais do que fugir do calor. Eles proporcionam uma maior qualidade de vida, vida […]

LEIA MAIS

Entenda a importância da limpeza da coifa

As coifas são de suma importância em ambientes alimentícios. Nesses ambientes, existe a responsabilidade com a gestão e manuseio de […]

LEIA MAIS

5 dicas para um checklist de manutenção preventiva eficiente + modelo

Certamente, uma das maiores preocupações da área de manutenção em uma empresa é garantir a saúde e segurança de seus […]

LEIA MAIS

O que é PMOC e a importância do documento

Você já ouviu falar no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)? Ele é um documento importante, que visa garantir […]

LEIA MAIS

Tudo o que você precisa saber sobre Manutenção Preventiva para Sistemas de Refrigeração

Se você é responsável por verificar todas as instalações e ativos da empresa, deve saber que a manutenção preventiva em […]

LEIA MAIS

Case de Sucesso Refrimec: Parque Tecnológico de Sorocaba

O sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão vêm se tornando essencial nos projetos de edifícios, pois trazem comodidade, bem-estar […]

LEIA MAIS

Porque você deve fazer a manutenção preventiva com uma empresa especialista em PMOC

Fazer a manutenção preventiva do aparelho de refrigeração é importante para você que se preocupa com a qualidade do ar […]

LEIA MAIS

Manutenção Industrial: principais KPI’s para acompanhar

Se você é responsável por gerenciar um setor, deve saber que existem indicadores de manutenção industrial que são indispensáveis para […]

LEIA MAIS

Fale Conosco

Ficou com alguma dúvida?
Então entre em contato conosco preenchendo o formulário ao ladoabaixo.

Se preferir, entre em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp.






    SERVIÇO AUTORIZADO