Buscar um bom sistema de refrigeração industrial deve ser algo muito bem pensado e planejado, já que é necessário um bom conhecimento da área e também da empresa que deve ser especializada, para que não ocorra nenhuma situação prejudicial para quem trabalha, e claro, para o seu bolso.
Por esse motivo, você deve saber como um sistema de refrigeração industrial funciona antes mesmo de correr até a primeira empresa para fazer o seu. Neste blog, separamos alguns pontos importantes para saber o que é, qual o melhor sistema de refrigeração industrial, quais as diferenças entre um sistema de refrigeração e um sistema de ar-condicionado e muito mais. Confira abaixo!
01 – O que é um sistema de refrigeração industrial?
Um sistema de refrigeração funciona em ambientes comerciais e industriais quando há grande circulação de pessoas, utensílios alimentícios e entre outros serviços que devem ser bem refrigerados. Um sistema de refrigeração é fundamental para um bom funcionamento de qualquer ambiente, já que os seus objetivos são o congelamento e conservação.
Em relação ao setor industrial, o frio é responsável pela conservação de materiais e alimentos, como: carnes, frangos, laticínios, etc.
A refrigeração industrial, nada mais é do que um processo de transformação de um determinado fluido refrigerante, com o propósito de realizar a troca térmica, absorvendo o calor cedido por um produto e/ou ambiente, assim, trocando de fase.
02 – Qual o melhor sistema de refrigeração industrial?
Depende. Isso, existe o melhor sistema de refrigeração industrial, mas para qual tipo de setor industrial você deseja? Existem 4 tipos de refrigeração, cada um possui benefícios e desvantagens para o setor, mas quando o assunto é a refrigeração para o seu setor, apenas com uma equipe especializada você será capaz de encontrar o melhor sistema de refrigeração para você.
03 – Quais são os tipos de refrigeração?
Nos sistemas de refrigeração industrial, existem 4 tipos, confira agora:
Refrigeração por evaporação natural
É um método de refrigeração que se baseia no aproveitamento do calor de um corpo para modificar o seu estado físico.
Como por exemplo: a evaporação de um líquido pode ocorrer com o uso de uma corrente de ar seco ou reduzindo a pressão que atua sobre eles. Por isso, para que passe ao estado gasoso, uma fonte de calor é necessária.
Em efeitos frigoríficos pelo método de evaporação, são usados líquidos com ponto de ebulição inferior ao da água.
Geralmente são utilizados produtos com ponto de ebulição abaixo do zero grau.
Refrigeração por gelo
Como o próprio nome já diz, é utilizado gelo. É um método que já foi muito usado ao decorrer do tempo nas indústrias, antes da criação do gelo artificial.
Porém esse tipo de refrigeração, diferente das outras, não atinge temperaturas tão baixas que são necessárias para alguns produtos e ambientes terem o máximo de conservação.
Esse tipo de método ainda é utilizado com frequência no transporte de produtos, como: sorvete.
Refrigeração por expansão rápida do ar
Uma das formas mais rápidas e simples de conquistar o efeito frigorífico através da mecânica.
Toda vez que um ar, ou um gás, é comprimido, essa compressão gera calor.
Com um compressor, um cilindro de esfriamento e uma válvula de controle, comprimem o gás, quando esse ar comprimido é expandido rapidamente, ele absorve o calor do ambiente em seu entorno, assim podendo obter esse feito frigorífico.
Refrigeração por sistemas de compressão
É o tipo mais utilizado no setor industrial. Esse método, se baseia na absorção de calor por um corpo durante a mudança de estado físico. O calor é absorvido no momento que um líquido vira vapor.
O líquido usado é o líquido refrigerante, que possui ponto de ebulição inferior a zero grau.
A vantagem desse sistema é que, após o fluido evaporar, retirando calor do ambiente, é possível recuperá-lo.
04 – Qual é a principal diferença entre o sistema de ar-condicionado e o sistema de refrigeração?
Existem algumas diferenças entre o sistema de refrigeração e o sistema de ar-condicionado. Os sistemas se diferenciam na quantidade de objetos, a sua relação com a umidade do ar e também a importância que cada um dá para a qualidade do ar, porém a principal diferença dos sistemas é o seu objetivo principal. Já que o sistema de ar-condicionado tem como função atingir uma temperatura ideal do ambiente e é usado para controlar a temperatura. E o sistema de refrigeração industrial, o seu maior objetivo é o congelamento e conservação de alimentos, produção industrial, entre outros.
05 – Porque contratar uma empresa especializada para fazer o projeto de refrigeração?
Um sistema de refrigeração não é algo simples e deve ser planejado nos mínimos detalhes, além de que o sistema é a base para conservação dos produtos que serão realizados pelo setor. Também e importante contar com a manutenção preventiva do sistema para evitar perdas de produtos por má conservação.
E para ajudar você a Refrimec é a escolha certa, pois com A Refrimec é especialista em aparelhos de refrigeração, atua há mais de 30 anos nesse segmento, garantindo qualidade e ótimo custo benefício.
Agora que você entendeu a importância de um sistema de refrigeração industrial e como ele funciona, entre em contato com um dos nossos especialistas e adquira o seu sistema de refrigeração industrial.
Veja Também
Tudo o que você precisa saber sobre o processo de elaboração de projeto de refrigeração com a Refrimec
Contratar a Refrimec para elaborar o projeto de refrigeração da sua empresa garante que todas as etapas sejam realizadas com […]
Indústria cervejeira: quais são os principais erros cometidos na refrigeração e como evitá-los?
A refrigeração é um componente crítico para a indústria cervejeira na hora da produção, impactando diretamente na qualidade final do […]
Sistema de refrigeração: principais sinais de falhas no sistema
Um sistema de refrigeração eficiente é fundamental para manter a integridade dos processos industriais e comerciais que dependem de temperaturas […]