Como funciona o sistema de refrigeração industrial?

Buscar um bom sistema de refrigeração industrial deve ser algo muito bem pensado e planejado, já que é necessário um bom conhecimento da área e também da empresa que deve ser especializada, para que não ocorra nenhuma situação prejudicial para quem trabalha, e claro, para o seu bolso.

Por esse motivo, você deve saber como um sistema de refrigeração industrial funciona antes mesmo de correr até a primeira empresa para fazer o seu. Neste blog, separamos alguns pontos importantes para saber o que é, qual o melhor sistema de refrigeração industrial, quais as diferenças entre um sistema de refrigeração e um sistema de ar-condicionado e muito mais. Confira abaixo!

01 – O que é um sistema de refrigeração industrial?

Um sistema de refrigeração funciona em ambientes comerciais e industriais quando há grande circulação de pessoas, utensílios alimentícios e entre outros serviços que devem ser bem refrigerados. Um sistema de refrigeração é fundamental para um bom funcionamento de qualquer ambiente, já que os seus objetivos são o congelamento e conservação.

Em relação ao setor industrial, o frio é responsável pela conservação de materiais e alimentos, como: carnes, frangos, laticínios, etc.

A refrigeração industrial, nada mais é do que um processo de transformação de um determinado fluido refrigerante, com o propósito de realizar a troca térmica, absorvendo o calor cedido por um produto e/ou ambiente, assim, trocando de fase.

02 – Qual o melhor sistema de refrigeração industrial?

Depende. Isso, existe o melhor sistema de refrigeração industrial, mas para qual tipo de setor industrial você deseja? Existem 4 tipos de refrigeração, cada um possui benefícios e desvantagens para o setor, mas quando o assunto é a refrigeração para o seu setor, apenas com uma equipe especializada você será capaz de encontrar o melhor sistema de refrigeração para você.

03 – Quais são os tipos de refrigeração?

Nos sistemas de refrigeração industrial, existem 4 tipos, confira agora:

Refrigeração por evaporação natural

É um método de refrigeração que se baseia no aproveitamento do calor de um corpo para modificar o seu estado físico.

Como por exemplo: a evaporação de um líquido pode ocorrer com o uso de uma corrente de ar seco ou reduzindo a pressão que atua sobre eles. Por isso, para que passe ao estado gasoso, uma fonte de calor é necessária.

Em efeitos frigoríficos pelo método de evaporação, são usados líquidos com ponto de ebulição inferior ao da água.

Geralmente são utilizados produtos com ponto de ebulição abaixo do zero grau.

Refrigeração por gelo

Como o próprio nome já diz, é utilizado gelo. É um método que já foi muito usado ao decorrer do tempo nas indústrias, antes da criação do gelo artificial.

Porém esse tipo de refrigeração, diferente das outras, não atinge temperaturas tão baixas que são necessárias para alguns produtos e ambientes terem o máximo de conservação.

Esse tipo de método ainda é utilizado com frequência no transporte de produtos, como: sorvete.

Refrigeração por expansão rápida do ar

Uma das formas mais rápidas e simples de conquistar o efeito frigorífico através da mecânica.

Toda vez que um ar, ou um gás, é comprimido, essa compressão gera calor.

Com um compressor, um cilindro de esfriamento e uma válvula de controle, comprimem o gás, quando esse ar comprimido é expandido rapidamente, ele absorve o calor do ambiente em seu entorno, assim podendo obter esse feito frigorífico.

Refrigeração por sistemas de compressão

É o tipo mais utilizado no setor industrial. Esse método, se baseia na absorção de calor por um corpo durante a mudança de estado físico. O calor é absorvido no momento que um líquido vira vapor.

O líquido usado é o líquido refrigerante, que possui ponto de ebulição inferior a zero grau.

A vantagem desse sistema é que, após o fluido evaporar, retirando calor do ambiente, é possível recuperá-lo.

04 – Qual é a principal diferença entre o sistema de ar-condicionado e o sistema de refrigeração?

Existem algumas diferenças entre o sistema de refrigeração e o sistema de ar-condicionado. Os sistemas se diferenciam na quantidade de objetos, a sua relação com a umidade do ar e também a importância que cada um dá para a qualidade do ar, porém a principal diferença dos sistemas é o seu objetivo principal. Já que o sistema de ar-condicionado  tem como função atingir uma temperatura ideal do ambiente e é usado para controlar a temperatura. E o sistema de refrigeração industrial, o seu maior objetivo é o congelamento e conservação de alimentos, produção industrial, entre outros.

05 – Porque contratar uma empresa especializada para fazer o projeto de refrigeração?

Um sistema de refrigeração não é algo simples e deve ser planejado nos mínimos detalhes, além de que o sistema é a base para conservação dos produtos que serão realizados pelo setor. Também e importante contar com a manutenção preventiva do sistema para evitar perdas de produtos por má conservação.

E para ajudar você a Refrimec é a escolha certa, pois com A Refrimec é especialista em aparelhos de refrigeração, atua há mais de 30 anos nesse segmento, garantindo qualidade e ótimo custo benefício.

Agora que você entendeu a importância de um sistema de refrigeração industrial e como ele funciona, entre em contato com um dos nossos especialistas e adquira o seu sistema de refrigeração industrial.

 

 

BLOG REFRIMEC

Confira nossas dicas e fique por dentro de nossas novidades.

Instalação e manutenção de ar-condicionado a importância de realizá-las com profissionais

O ar-condicionado é um equipamento que quando bem instalado e feita sua manutenção de maneira regular traz muita comodidade para […]

LEIA MAIS

Como funciona o sistema de refrigeração industrial?

Buscar um bom sistema de refrigeração industrial deve ser algo muito bem pensado e planejado, já que é necessário um […]

LEIA MAIS

Tudo o que você precisa saber sobre ar-condicionado industrial

Contar com ar-condicionado nos ambientes é mais do que fugir do calor. Eles proporcionam uma maior qualidade de vida, vida […]

LEIA MAIS

Entenda a importância da limpeza da coifa

As coifas são de suma importância em ambientes alimentícios. Nesses ambientes, existe a responsabilidade com a gestão e manuseio de […]

LEIA MAIS

5 dicas para um checklist de manutenção preventiva eficiente + modelo

Certamente, uma das maiores preocupações da área de manutenção em uma empresa é garantir a saúde e segurança de seus […]

LEIA MAIS

O que é PMOC e a importância do documento

Você já ouviu falar no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)? Ele é um documento importante, que visa garantir […]

LEIA MAIS

Tudo o que você precisa saber sobre Manutenção Preventiva para Sistemas de Refrigeração

Se você é responsável por verificar todas as instalações e ativos da empresa, deve saber que a manutenção preventiva em […]

LEIA MAIS

Case de Sucesso Refrimec: Parque Tecnológico de Sorocaba

O sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão vêm se tornando essencial nos projetos de edifícios, pois trazem comodidade, bem-estar […]

LEIA MAIS

Porque você deve fazer a manutenção preventiva com uma empresa especialista em PMOC

Fazer a manutenção preventiva do aparelho de refrigeração é importante para você que se preocupa com a qualidade do ar […]

LEIA MAIS

Manutenção Industrial: principais KPI’s para acompanhar

Se você é responsável por gerenciar um setor, deve saber que existem indicadores de manutenção industrial que são indispensáveis para […]

LEIA MAIS

Fale Conosco

Ficou com alguma dúvida?
Então entre em contato conosco preenchendo o formulário ao ladoabaixo.

Se preferir, entre em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp.






    SERVIÇO AUTORIZADO